Reflexões Bioéticas nas UTIs Contemporâneas – por João Andrade

 Arquivo: REFLEXÕES BIOÉTICAS NAS UTIS CONTEMPORÂNEAS

Nessa pasta do site pretendemos disponibilizar textos e artigos para leituras mais aprofundadas. Aqui deixaremos arquivadas as nossas pesquisas e trabalhos de maior fôlego.

Fugindo do formato de informes rápidos, aqui é o espaço para a cuidadosa reflexão sobre os temas da medicina. Assim foi o primeiro texto, do prof.Castiel.

Para continuar, um texto que trata das reflexões bioéticas que a medicina tem a fazer no seu atuar no limite da vida. De autoria do prof. João Andrade,  “Reflexões Bioéticas nas UTIs Contemporâneas” é um dos capítulos do livro “Caminhos da Bioética”, editado pela UNIFESO este ano. Esta publicação foi organizada pelo Prof. João Cardoso de Castro, desta instituição, e pelo Dr. Márcio Niemeyer-Guimarães, e o livro completo está disponível para acesso gratuito no site da editora. ( http://www.unifeso.edu.br/editora/pdf/47014555a284149595730af7e664faf4.pdf )

O texto é de quem teve experiência na vivência em UTIs e reagiu ao espanto dos conflitos e dilemas frequentes que enfrentamos ao lidar com o sofrimento de quem está no limite da vida, em um lugar onde é ‘quase proibido’ morrer. Amigo de convivência em hospitais e UTIs, João também veio buscar no tratamento ético-filosófico dessas questões, uma resposta ao espanto.

São muitas as abordagens possíveis, são muitas as particularidades. Não há uma regra ou fórmula que dê conta das variações de cada caso. E nessa complexidade, João nos alerta ainda que “uma conspiração do silêncio exclui, não raro, o titular daquela vida”.

Um excelente texto.

Luiz Vianna

 

One Reply to “Reflexões Bioéticas nas UTIs Contemporâneas – por João Andrade”

  1. Marsel Seabra

    Parabéns pela reiniciação ao médico de suas origens na Filosofia que busca conceito e o
    Nó Górdio da Verdade. Ave Observatório e
    que seja uma clareira de nossa Humanidade
    nesta Floresta Negra da Inteligência Artificial
    e Banalização do Ato Médico pela Cadeia de
    Produção do Sistema de Saúde Mundializado.
    Marsel Seabra MD

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *