“Custos e Financiamento Sustentável no SUS” por Edson Correia Araujo

No último dia 25 de outubro, na Universidade Castelo Branco, aconteceu o VI Fórum do Observatório da Saúde. O evento foi organizado por essas entidades e teve como tema “Sustentabilidade no SUS”, dividido em duas mesas de palestras e debates.
Destacamos aqui as duas apresentações técnicas na primeira sessão que teve como subtema “Custos e Financiamento Sustentável no SUS”.
Na palestra do Dr. Edson Correia Araujo, Economista Sênior do Banco Mundial, ele reconhece o subfinanciamento do SUS, e prioriza o foco na Atenção Básica, como “porta de entrada” no sistema de saúde; mas enfatiza a necessidade de melhoria na eficiência, como principal solução para a sustentabilidade.
Já o Dr. Jose Gomes Temporão, médico-sanitarista e ex-Ministro da Saúde, ressalta a criação do SUS como uma conquista histórica da Constituição de 1988, em si o resultado de uma luta vitoriosa pela transformação social. Expõe a força, os sucessos e a pujança do projeto brasileiro, que ainda luta por criar um sistema universal com equidade e justiça social.
Paralelamente ao evento, ocorria em Astana, no Cazaquistão, a Conferência sobre Atenção Primária em comemoração aos 40 anos da Conferência de Alma-Ata. A contraposição de Cobertura Universal de Saúde vs Sistema Universal de Saúde ficou muito clara no debate, com a defesa do Banco Mundial para a primeira proposta e do ex-ministro para o Sistema Universal que caracteriza o SUS.

Luiz Vianna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *