No último dia 10 de abril, em meio à forte tempestade que alagou a cidade, realizamos o I Seminário do Observatório da Medicina da Escola Nacional de Saúde Pública, nas dependências dessa instituição, no campus da Fiocruz. O tema central – Tecnologia de Informação & Inteligência Artificial na Medicina e Saúde Coletiva
Infelizmente para um público reduzido, acreditamos que devido às condições climáticas e instabilidades daquele dia. No entanto, também acreditamos que as transformações que se aproximam no horizonte da medicina, com consequências na saúde coletiva, prometem grandes e inescapáveis mudanças em nossas práticas de lidar com a vida humana. Esse é o pensamento do nosso observatório. Para essa grande mudança voltamos as nossas ‘lentes’ e tentamos dar um panorama do que vemos no horizonte.
Para quem não pode comparecer por conta da tempestade, mas ainda se interessa pelo quem temos pela frente, disponibilizamos os vídeos do evento. (Agradecemos à equipe da CCI/ENSP e da TV-ENSP pelo material)
Na parte da manhã do 1º Seminário tivemos as seguintes apresentações:
Prof. William Waissmann (ENSP/ObMed) A Medicina no Horizonte
Dr. Marcelo Magalhães (UFRJ/ObMed) – A Inovação
Prof. Fernando Telles (ENSP/ObMed) – Automação e Autonomia
Prof. Mário Dal Poz – (IMS/UERJ) – O impacto nas profissões médica e de enfermagem
Prof. Carlos Gadelha – (GIS/Fiocruz) – Inovação e Saúde
Prof. Aluysio Gomes da Silva Jr – (ISC/UFF) – Tecnificação da Atenção Primária