A Epidemia das Drogas Psiquiátricas – Seminário

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz, sediou o 2º Seminário Internacional ‘A Epidemia das Drogas Psiquiátricas – As evidências Científicas para a Desmedicação Segura e Eficaz’. O evento foi organizado pelo LAPS/Fiocruz, sob a batuta dos Profs. Paulo Amarante e Fernando Freitas. Contando com pesquisadores e palestrantes do Brasil e do exterior, o evento teve lotação esgotada.

Hoje, publicamos as palestras do primeiro dia do evento. A cerimônia de abertura contou com a presença da Profª. Ana Maria Pitta – Pres. da Associação Brasileira de Saúde Mental, do Prof. Rogério Giannini – Pres. do Conselho Federal de Psicologia e do Prof. Hermano Castro – Diretor da ENSP/Fiocruz.

https://www.youtube.com/watch?v=QCzB7pOYfyI&feature=youtu.be

R. Whitaker – Fonte: YouTube

A primeira palestra foi do norte-americano Robert Whitaker, autor do livro “Anatomia de uma epidemia – Pílulas mágicas, drogas psiquiátricas e o aumento assombroso da doença mental” (Editora Fiocruz-2017). Jornalista de longa data dedicado à área médica, já premiado pelo importante e grande trabalho investigativo sobre o uso de drogas psicotrópicas nos EUA e no mundo; Whitaker é fundador do site www.madinamerica.com . Já veio ao país diversas vezes para divulgar as impressionantes evidências do que afirma nos seus textos ( ver http://cee.fiocruz.br/?q=node/618 ). A palestra “Um panorama do debate e da confrontação da corrupção no cenário internacional” dá um excelente resumo do seu tema.

J. Read – Fonte: YouTube

Após sua exposição, temos então a apresentação do Prof. John Read: “Como o modelo biomédico causa estigma e preconceito”. Read é professor da pós-graduação em psicologia-clínica da Universidade East London, com extensa carreira acadêmica nos EUA, Inglaterra e Nova Zelândia. Seu foco de pesquisa envolve eventos adversos na infância e psicose, e o papel da indústria farmacêutica na pesquisa e na prática da saúde mental. Nessa área, faz parte do Comitê Executivo da Sociedade Internacional de Abordagens Psicológicas e Sociais para a Psicose (www.isps.org) e é o editor da revista científica da ISPS, Psychosis.

Ao todo, temos mais de duas horas de excelentes exposições e debates sobre o tema.

 

Luiz Vianna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *