Pelas lentes de Luiz Vianna

Arquivo pessoal

Dia do médico, 18 de outubro. No ano de 2018 conseguimos nos reunir para preparar esse observatório. Com o apoio da ENSP – da direção e dos profissionais da CCI – foi possível viabilizá-lo e aproveitamos para lança-lo na web hoje, data comemorativa.

O clima nacional nos parece, no momento, pouco propício a esse tipo de reflexão.
Mas, vamos seguir. E assim como um observatório dirige suas lentes para o céu, em busca do conhecimento que nos traz a luz no meio da escuridão profunda, pretendemos também nos aproximar e chegar aos nossos fatos, através de atenta observação e da reflexão acadêmica.

Nossos instrumentos: o método racional, e sua visão crítica. A sagacidade cética e a lógica. Provas e contraexemplos. Ciência e os métodos científicos. A epistemologia.

Nossos fatos: A Medicina – Prática social de assistência. Ciência e arte. Técnica. Segmento preponderante da saúde. O sanitarismo; a militância e a alienação. Mercantilização. A farmacoeconomia. O consumo de fármacos e devices. A comercialização do cuidado. Risco de vida e commodities. Cultura e tradição. Poder e Profissionalismo. Corporação e contracultura. ‘Razão alternativa’, racionalidades. Ensino e informação. Cartelização do conhecimento. Ética e compaixão.

Nosso objetivo: O Observatório da Medicina será um laboratório acadêmico para observação, pesquisa, registro e estudo das formas, conformações e transformações da medicina do nosso tempo. De como nos chegam os dados do passado e como se apresentam as atuais e futuras possibilidades da extensão da medicina sobre a sociedade.
Pensamos ser urgente o desenvolvimento de um melhor conhecimento da medicina contemporânea – com suas rápidas mudanças em curso – e de reflexão sobre as consequências e impactos na cultura social e no sistema de saúde do país.

Para isso, reunimos um bom grupo de médicos/pesquisadores em torno de três eixos principais: a formação do médico – o ensino e as ideologias; a prática – a atual e as recentes transformações que se anunciam; e a medicina, como instituição, em seus efeitos ético-políticos na sociedade.

Reconhecendo a ENSP como um dos maiores e mais relevantes centros acadêmicos de pesquisa e ensino voltados para as questões saúde do país, entendemos ser aqui o lugar onde instalar esse observatório. Da base do pensamento desta escola vamos mirar as transformações por que vem passando a medicina contemporânea, e as que se anunciam num horizonte próximo e acelerado de avanços tecnocientíficos. Descobertas da ciência, transformações da cultura, avanço social.

Então, olhemos para cima. O que vemos?

 

Luiz Vianna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *