A Epidemia das Drogas Psiquiátricas – SEMINÁRIO – 2ª PARTE

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz, sediou o 2º Seminário Internacional ‘A Epidemia das Drogas Psiquiátricas – As evidências Científicas para a Desmedicação Segura e Eficaz’. O evento foi organizado pelo LAPS/Fiocruz, sob a batuta dos Profs. Paulo Amarante e Fernando Freitas. Contando com pesquisadores e palestrantes do Brasil e do exterior, o evento teve lotação esgotada.

Seguimos publicando as palestras do primeiro dia. Com a apresentação da profª Ana Paula Guljor, também do LAPS/Fiocruz, hoje publicamos o debate da tarde do dia 29: “O debate atual sobre a qualidade e a validade na pesquisa psicofarmacológica”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=JG-wLwMJNmA&feature=youtu.be

I. Kirsch – Fonte: YouTube

Na primeira palestra temos o Dr. Irving Kirsch, professor de medicina e diretor do Programa de Estudos com Placebo da Harvard Medical School e do Beth Israel Medical Center. Autor do livro The Emperor’s New Drugs (The Bodley Head, 2009), Kirsch apresenta o trabalho de seu grupo que demonstrou que os antidepressivos são menos eficazes que placebo, e o quanto as pesquisas de “estudos duplo-cego” são cientificamente falsas em sua maioria.

Sidarta Ribeiro – Fonte: YouTube

Na segunda exposição, a fala do prof. Sidarta Ribeiro, biólogo especialista em neurociência, da Universidade do Rio Grande do Norte, onde é vice-diretor do Instituto do Cérebro. Neste centro, o prof. Sidarta lidera várias linhas de pesquisas sobre o efeito de drogas como a ayahuasca e o THC/Canabidiol. Além de expor os estudos de psicofarmacologia que vem desenvolvendo com essas drogas e seu uso por comunidades alternativas, contrapôs a sua crítica aos psicofármacos da BigPharma apresentando as controvertidas evidências impostas por essa indústria nas publicações científicas.

Uma grande tarde de debates.

 

Luiz Vianna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *